Atividades na Pestalozzi

Atividades na Pestalozzi

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

DISCURSO DE FORMATURA

Discurso de formatura

Boa noite a todos,

Senhoras Diretoras do Colégio Estadual Maria Zulmira Tôrres, senhores pais, colegas, público presente: Neste momento peço permissão para me dirigir especialmente aos meus queridos alunos formandos:

Há muitos anos atrás, vocês nem haviam nascido ainda e eu estava sentada onde vocês se encontram agora, recebendo o meu diploma de professora. O tempo foi passando e eu fui buscando me aperfeiçoar nesta profissão que escolhi para a minha vida. Fiz o curso normal, fiz faculdade de pedagogia, pós- graduação em supervisão educacional e muitos cursos de especialização. Digo essas coisas para vocês saberem que a caminhada não termina aqui. Ela está, para vocês, apenas começando.

Durante muitos anos de dedicação e de amor ao magistério, afirmo a vocês, que nada foi em vão. Valeu à pena cada noite mal dormida por causa das aulas a preparar, dos trabalhos a corrigir, das provas para organizar, dos diários de classe para preencher. Mas nada se compara a alegria de ver alunos formados, trilhando o seu próprio caminho. Fico muito orgulhosa quando vejo, hoje, ex alunos meus bem realizados profissionalmente, isso me dá a certeza do dever cumprido.

Queridos alunos e alunas, ao tê-los aqui esta noite com esse brilho nos olhos de quem conseguiu vencer muitos desafios, eu fico cada vez mais convencida: cumpri bem a minha missão! Vocês serão para sempre lembrados por mim, porque, com vocês, eu fecho, com chave de ouro, a minha vida profissional.

Amanhã, quando vocês acordarem, em suas casas, experimentando o gostinho da liberdade, de não mais terem que acordar cedo para irem à escola, de terem se livrado dos trabalhos escolares, quando, no silêncio do encontro com vocês mesmos, será esse o momento de firmar o verdadeiro compromisso de ser o melhor profissional possível, de acolher a todas as crianças, construindo nelas os valores que a sociedade, hoje, mais do que nunca, está precisando: o valor da ética, da honestidade, da sensibilidade e, sobretudo, da humanidade, porque ser humano é se colocar no lugar do outro e refletir: “se não é bom pra mim, também não será para a outra pessoa.”

Repetir para vocês que o caminho da educação exige amor, respeito ao próximo, dedicação constante e muitas das vezes desapego a bens materiais para viver essa experiência, seria dizer o óbvio. Isso todo mundo já sabe. Não falarei sobre isso.

Mas quero contar um segredo a vocês: a arte do ensino é a arte da aversão. O educador, por natureza, deve ter aversão à ignorância, à falta de informação, à corrupção, ao suborno... não deve permitir a aceitação passiva dos desmandos, do autoritarismo, do preconceito, das desigualdades sociais e privilégio de oportunidades. O verdadeiro educador tem que ter aversão à mediocridade.

O educador é a pessoa que tem diante de si milhares de vidas ávidas pelo conhecimento e não se pode negar isso a elas. Essa é a chave para o mundo das possibilidades.

Nesses longos anos de magistério, eu vi muitos alunos chegarem, assim como vocês, mas vi também muitos que desistiram no meio do caminho e outros tantos que nem sequer tentaram. Vocês estão de parabéns por terem tentado, perseverado e alcançado essa vitória.

E nesse momento eu aproveito a oportunidade e faço um balanço da minha trajetória profissional, afirmando que sou muito feliz, que não me arrependo de nenhum passo dado e que faria tudo novamente igual, se possível fosse.

Aproveito também, para me despedir e agradecer a todos que partilharam comigo dessa caminhada: aos pais por me confiarem o bem mais precioso de suas vidas – seus filhos, aos diretores das escolas por onde passei, por acreditarem no meu trabalho, aos colegas que me incentivaram, com os quais eu muito aprendi, aos alunos, que eu ensinei, mas que também me ensinaram muita coisa. E um agradecimento mais que especial à Benedita e Kátia, por terem me recebido neste Colégio, do qual eu levarei todas as saudades.

Muito obrigada, parabéns aos meus alunos, agora também colegas, pela oportunidade de poder dizer estas palavras.

Contem sempre com o meu carinho e com a minha amizade.

Um abraço a todos, parabéns pela formatura, um feliz Natal e que a carreira profissional de vocês traga tantas alegrias quanto me trouxe a minha.

Creuza Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário